BB.04 Neste específico projeto, a escolha por qual sistema a adoptar recaiu no método de construção sustentável, não só por ser o método preferencial para o uso habitacional, uma vez que é uma construção eficiente, durável e confortável, mas principalmente, por ser muito mais económica quando comparada com as construções vulgarmente usadas em Portugal.
Seguindo a tendência construtiva dos países mais desenvolvidos e com o objetivo de reduzir consideravelmente o custo final da construção, optou-se pela execução de toda a estrutura em madeira, aplicada sobre uma laje de betão armado no piso térreo, sendo que, a laje do segundo piso foi também executada em madeira de origem certificada.
O projeto (T5), privilegia a exposição solar, bem como, as claras vistas que do segundo piso se conseguem para a incrível paisagem defronte. A vivenda desenvolve-se por dois níveis, ambos acima do solo e tem de área de implantação cerca de 250m2. As técnicas e os materiais tecnológicos empregues nesta construção permitem um considerável decréscimo nos gastos em energia e proporcionam uma sensação de conforto no interior do edifício, possibilitando uma temperatura constante quer no Verão quer no Inverno.
